quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Gente Linda e Adorável!!!


A caminhada da Educação é algo que precisa de tempo... Se tivermos pressa é provável que fiquemos frustrados.

Esses 10 alunos vêm de turmas diferentes, foram seguindo juntos e estão aí unidos pela afinidade de uma idéia em comum, com o objetivo de materializar uma sonho. Essa caminhada também é minha. E, à medida, que vamos buscando, vendo a "coisa" aparecer, a motivação vai crescendo. À medida que nos sentimos "pertencentes" a um grupo, zelamos por ele. Torcemos para que ele dê certo. Isso , na minha opinião, é fazer Educação.

Pensar diferente não significa necessariamente afastar, pode, muitas vezes unir. Nesse grupo, criamos uma rede.



  1. Aqui entrou a paciensiosa calma do Marcelo com seus conhecimentos em computação, sempre pronto a ajudar, a arrumar o que não está certo. O Paizão da turma.


  2. As dúvidas e questionamentos do Leonel, sempre perguntando, vendo as coisas de outro ângulo. À princípio, Leonel sempre foi o Divergente. Contudo, num grupo sempre se faz necessária a "Pimenta" o "Pára aí..." . Na verdade, Leonel é a Consciência do grupo.


  3. Marcos,com seu jeito aparentemente desligado, resume a Eficiência e o Conhecimento. Crítico e Discreto, consegue num olhar analisar o ambiente onde está.


  4. Kimberly, inteligente, delicada e discreta, resume uma liderança de bastidores. È a Alma do Grupo. Consegue conciliar as diferenças e fazer com que todos trabalhem para o mesmo objetivo.


  5. Rafael, calmo e hábil conhecedor de informática, espera ser solicitador para ajudar.Ele representa o Equilíbrio do grupo.


  6. Katiri, analisa, pensa e, só então, prepara-se para executar a tarefa. Aina não sabe, mas é a Líder do grupo.


  7. Eliane, eficiente e eficaz, resume uma liderança tranquila. Curiosa, estudiosa e falante, está sempre pronta a discursar sobre o trabalho , representando brilhantemente os colegas, com um discurso claro, inteligente e preciso. È o Cérebro do grupo.


  8. Pamela, calma, discreta e inteligente, sempre está pronta a responder e a ajudar. Representa a Liderança Tranquila e Conciliadora do Grupo.


  9. Gabriela, a Beleza do Grupo. Prima pela estética e organização. Tem o seu tempo próprio de executar a tarefa. É falante e comunicativa. Busca as parcerias necessárias para a execução da tarefa.


  10. Raquel, inteligente, organizada e esperta, está sempre pronta a interagir com o grupo. É a Liderança Social d o Grupo.


  11. Eu, Professora Andréia, procuro resumir as características do grupo,por isso nossa afinidade. Juntos, formamos uma equipe ajustada e sintonizada. Procuro exercer a função de Guia, uma orientadora, sinalizando as possibilidades onde também estou envolvida, onde me coloco como um dos exemplos das contradições e da capacidade de superação que todos possuem.
    Como Educadora, acredito no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano, ao mesmo tempo para que compreendamos e aceitemos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal. Procuro ser uma educadora com credibilidade e com uma visão construtiva da vida, contribuindo para que os alunos se sintam motivados a continuar, a querer aprender, a aceitar-se melhor. Apesar de educadores, também somos seres complexos e limitados, mas nossa postura pode contribuir para reforçar que vale a pena aprender, que a vida tem mais aspectos positivos que negativos, que o ser humano está evoluindo, que pode realizar-se cada vez mais. Como educadora, procuro dar testemunho vivo de que podemos evoluir sempre, ano após ano, tornando-nos mais humanos, mostrando que vale a pena viver.Sou a Professora Aprendiz .






Toni Brandão


Grafite Sim, Pichação não!!







O projeto com os alunos do Ensino Médio veio com a idéia de participamos da 2ª etapa do “Minha Terra 2008- do Educarede” . Eu já havia participado da edição do ano anterior e tinha sido um sucesso. Assim, escolherem o assunto: “Grafite sim, pichação não!” por causa das pichações que existem no muro escola. Após pesquisarem sobre o assunto, resolveram entrevistar o grafiteiro Luciano Brum (o L. A.) que ficou muito animado com a nossa idéia de grafitar o muro interno da escola. Assim, em parceria com o Projeto Literário das professoras de Português ficou combinado que os alunos leriam os livros do autor convidado Toni Brandão e depois iriam grafitar passagens das histórias e personagens dos livros.

O projeto começou em setembro. O escritor Toni Brandão veio à escola na última 5ª feira, dia 13/11/2008. Foi um sucesso. Alunos comprando livros(coisa rara!) lendo muito, fazendo com que os pais lessem para ajudá-los a desenhar, fotos, filmagens... pintura. Uma alegria geral e contagiante. Algo muito bonito de se ver.

Uma idéia que conseguiu motivar para que todos participassem com alegria e muita organização. O escritor ficou emocionado e disse-nos nunca ter “Recebido um muro pintado” em sua homenagem. Para finalizar, os alunos do MD e eu fomos convidados a participar do Videoconferência de encerramento do Minha Terra 2008. Assim, fomos todos a Porto Alegre, na Assembléia Legislativa participar ao vivo da videoconferência para todo o país. Idéias de sucesso, parcerias e vontade de fazer fazem os pequenos milagres cotidianos que dão tanto sentido às nossas vidas.



Alunos do Projeto Grafite Sim, Pichação não! : MD- Ensino Médio Professora Coordenadora: Andréia Abreu Participação do Projeto “Minha Terra 2008- do Educarede”.

Alunos do Projeto I Sarau Literário e Autor Presente- Alunos do Ensino Fundamental Professoras responsáveis: Eliete Ramilio, Gillaine Goulart, Vivian dos Santos Grafiteiros: Luciano Brum (L.A.) e Aquiles Dorneles ( Gna) E.E.E.B. Marcus Vinícius de Moraes Novembro de 2008